domingo, 17 de abril de 2016

O Festim dos Corvos - George R.R. Martin

O Festim dos Corvos

Dando continuidade à saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores de Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersoso pela terra, cada um envolvido à sua maneira no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Mulralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha, mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis. No meio de toda a intriga, do outro lado do mar começam a surgir histórias sobre dragões e fogo... Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como o rei das Ilhas de Ferro, não são apenas essas ilhas que tremem. Olho de Corvo tem como objetivo declarado conquistar Westeros. E seu povo parece acreditar nele. Mas conseguirá Olho de Corvo cumprirseu objetivo? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida de apoio da família e cercada por um conselho que ela mesma considera incapaz, precisa lidar ainda com a ameaçadora presença de uma nova corrente militante da Fé. Como se desvencilhará de tal enredo? A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannisters, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenimente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou será que estão todos errados?

*****


O livro parece que começa a caminhar para o final da historia, esse período de tempo mostrado no Festim dos Corvos, e muito provavelmente na Dança dos Dragões, mostra a calmaria antes da tempestade. Ao contrário do que ocorreu no terceiro livro os personagens não tiveram acontecimentos que mudaram suas vidas de forma tão significativa. Como a essência da história muda seu foco para a política e tira o foco das guerras muitas pessoas se viram entediadas ao lerem o livro, porém continuei achando a narrativa muito boa, a essência do autor continuou a mesma e leitura me entreteve mesmo sem ter ação a todo momento.

O livro tem um foco muito grande em Cersei Lannister, uma personagem odiada por muitos, mas que eu particularmente não tenho de fato um ódio por ela. Eu não gosto dela mas entendo suas ações, dizem que tudo o que ela faz é para permanecer no poder mas eu acho que ela faz o que faz principalmente para proteger seus filhos e o melhor meio que ela achou de fazer isso seria permanecendo no poder.

Esse livro também mostrou bastante da casa Martell, eu gostei muito dessa casa eles tem uma historia incrível e são o núcleo com o pensamento mais avançado em relação à época. A casa Martell é muito melhor retratada nos livros, a série destruiu completamente com a casa.

O George explica que nesse livro ele resolveu focar em apenas uma parte dos personagens e contar suas historias inteiras do que focar em todos os personagens e contar suas historias pela metade. Eu entendi a decisão dele mas acho que teria preferido as historias pela metade porque acho que ficaria menos confuso, eu me perco muito facilmente em linhas do tempo e o fato começar e terminar um período no quarto livro para depois voltar para o inicio desse mesmo período no quinto pode me deixar meio confusa.

Fora essa possível confusão que pode ocorrer para leitores que se perdem em linhas do tempo como eu, a história continua muito boa e rica em detalhes (talvez agora os detalhes sejam mais importantes do que nunca) só tem um ritmo mais calmo.

Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário