domingo, 4 de maio de 2014

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams


Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.



*****


Já me falaram tanto desse livro e de como eu deveria ler para saber a resposta do Universo que eu finalmente resolvi ler. E ainda bem que eu li porque esse livro é muito bom e muito engraçado, sério quer se divertir vá ler O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Em alguns momentos eu achei a historia confusa, mas não sei se foi uma tradução mal feita ou se o autor queria que fosse confusa mesmo, afinal é uma historia que se passa no espaço com varias criaturas estranhas com hábitos estranhos, faria todo sentido a historia ser confusa às vezes para nós meros terráqueos.
O que eu mais gostei é que o autor diversas vezes pega um fato cotidiano nosso e cria toda uma historia maluca em cima disso, como o acontece com as canetas esferográficas que perdemos. Outra coisa que eu gostei foi quando ele começou a falar sobre filósofos, pois é exatamente assim que eles se comportam e é assim que eu vejo a filosofia hahahaha.
A partir de um momento da historia o livro vira suspense, acontecem varias coisas que não são explicadas. Eu que sou curiosa, fiquei maluca com isso e por isso não consegui parar de ler porque eu queria entender o que estava acontecendo. E é um suspense bem legal pois a história é muito inusitada, em diversos momentos há uma quebra de expectativa, o que faz com que você nunca adivinhe o que vai acontecer.

Esse livro faz parte de uma série de cinco livros e todos os cinco são bem curtinhos, então ele é perfeito para quem não tem tanto tempo pra ler e quer se distrair um pouco.
Avaliação: 

Um comentário:

  1. Tenho visto esse livro em vários blogs, cada um com uma resenha melhor que a outra. Isso está atiçando e tanto a minha curiosidade rs

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir