domingo, 27 de setembro de 2015

Sombra e Ossos - Leigh Bardugo


Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.
A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se
à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

*****

Esse foi um livro que eu não pesquisei muito sobre ele antes de lê-lo (eu resolvi ler porque uma amiga indicou) e acabei mergulhando de cabeça sem saber nada da história e por isso a leitura do livro no inicio foi difícil por causa do vocabulário, até que eu entendesse o mundo em que eles viviam eu me vi perdida. Mas depois disso foi bem tranquilo ler o livro. E como a narrativa não é arrastada e nem muito descritiva, foi uma leitura que fluiu muito bem.

Um grande diferencial no livro é que ele traz elementos da mitologia russa. Apesar de eu ter certeza que existem vários livros falando sobre essa mitologia, eu nunca tinha lido um livro que tivesse então achei bem interessante.

Em relação aos personagens, quase não tive nenhum apego mas um dos poucos que eu me apeguei me deixou muito frustrada porque não era quem eu pensava. E eu fui otária e shippei desde o início o casal que não deu certo (e isso é basicamente o que eu faço na vida). Talvez na continuação dos livros eu me apegue a mais personagens e eu espero que eu me apegue pois a leitura fica muito mais divertida quando você se importa com os personagens.

O final do livro foi bem interessante pois ele não foi um final explosivo que deixa você desesperada pela continuação mas ainda assim ele cativa a ponto de você ficar levemente curiosa pelo o que vem a seguir, eu sinceramente não sei o que esperar da história do segundo livro. Mas tenho certeza que o segundo livro será tão empolgante quanto o primeiro.

Avaliação: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário