domingo, 6 de março de 2016

Todo Dia - David Levithan


Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.


*****

Esse livro é uma graça sem fim, ele tem uma história bem simples mas muito gostosa de se ler. Você acompanha a jornada de A por diversos corpos e se apega à essência dele ou dela (não é definido um gênero para A). A personagem A é uma preciosidade que dá vontade de protegê-lo(a) do mundo.

Por A passar por vários corpos diferentes ele(a) tem diversas visões de diversos assuntos e reflete sobre coisas que se você vive em um corpo só dificilmente vai refletir sobre. Pra mim pelo menos, assuntos sobre sexualidade, aceitação do próprio corpo e diversos preconceitos sutis na sociedade entraram em minha vida recentemente (foi só no final do ensino médio que eu comecei a ler sobre eles). Esse livro da um pincelada sutil em vários desses assuntos, plantando uma sementinha para você pensar sobre essas coisas e se aprofundar se quiser.

Mas a historia gira em torno do romance de A com Rhiannon e em como eles vão lidar com essa "característica" de A no relacionamento deles. Essa parte da historia de "amor a primeira vista" me incomodou um pouco, pois não acredito nisso de você amar quem você nem conhece direito e ainda por cima mudar toda a sua vida por essa pessoa, mas tirando o jeito como o relacionamento dos dois começou a história é boa, o desfecho é bem interessante e eu gostei bastante.

Eu gostei muito de acompanhar um personagem que muda de corpo e vida diariamente. Eu vi esse dias na internet que foi lançado um livro do ponto de vista da Rhiannon, chamado "Outro Dia" e eu tenho muito interesse de lê-lo pois tenho muita curiosidade sobre o que se passava na cabeça da Rhiannon durante seu relacionamento tanto com A quanto com o seu namorado do inicio do livro (que não consigo lembrar o nome). Esse namoro da Rhiannon no inicio do livro era abusivo e eu tenho interesse de ver como o autor vai retratar isso, pois acho que esse também seja um outro assunto interessante a ser mais abordado em livros para que as pessoas tenham mais consciência sobre como relacionamentos abusivos não se resumem apenas a violência física.

Enfim, a sacada desse autor foi genial, ele consegue abordar diversos assuntos rapidamente enquanto conta a historia do relacionamento de A com Rhiannon. Esse livro eu recomendaria para absolutamente TODAS as pessoas.
Avaliação: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário